CORAL DESPERT’ ARTE
Fundada em 1987, a Apae de Ribeirão do Pinhal, mantenedora da Escola de Educação Especial, vem desde então, atendendo as pessoas com deficiência mental e múltipla deficiência do município com o objetivo de desenvolver o potencial de cada um, bem como no sentido prevenir deficiências. Para isso, desenvolve seu trabalho através de programas e projetos, onde seus educandos estão dispostos conforme a idade e potencial a ser trabalhado. Os programas tem início na primeira infância, com a Estimulação Essencial, e seguem até a idade adulta com o programa de profissionalização, tendo como proposta de finalização, a inserção no mercado de trabalho e inclusão nas escolas de ensino comum.
Pautada na sua proposta de trabalho, considerando seu objetivo, a Escola de Educação Especial Despertar- APAE de Ribeirão do Pinhal, há 3 anos promove, como encerramento de seu ano letivo, um Coral de Natal. Acreditamos na relevância desta proposta pela importância de se refletir constantemente sobre a prática pedagógica, norteando um trabalho em busca de constante renovação de idéias. Assim como, para compartilhar o significado que a atividade ganhou no processo de desenvolvimento da musicalidade dos alunos, bem como valorizar a produção artística e cultural no município.
Consideramos que atividades como estas, além de propiciar a inclusão social e o resgate da cidadania, elevam a auto-estima e revela grandes talentos no ambiente escolar, portanto revela-se como um trabalho de grande dimensão tanto para os funcionários que atuam com essa clientela, como para os próprios alunos envolvidos.
OBJETIVOS
- Despertar o prazer de ouvir música, cantar,dançar, e movimentar-se individualmente/ou em grupo,conduzindo por sons,melodias, e ritmos diversos.
-Proporcionar experiências musicais que exijam a participação do indivíduo inteiro,mobilizando seu corpo,seus sentimentos, sua afetividade,sua inteligência ,sua imaginação e expressividade.
- Tornar seu ouvido alerta e sensível a todo tipo de som, desenvolvendo sua acuidade, ou seja, reconhecer, identificar e discriminar.
-Valorizar as diversas culturas musicais, especialmente a brasileira, estabelecendo as relações entre a música produzida individualmente e/ou por grupos musicais da localidade e regiões.
- Criar raízes no calendário cultural municipal, tornando o evento reconhecido regionalmente.
- Promover a integração da pessoa com necessidades educativas especiais com a comunidade, neste caso, com os alunos e professores da Creche Cantinho da Amizade.
METODOLOGIA
O canto, nas suas mais variadas formas e tipos, envolve uma série de ações. Produz resultados surpreendentes, facilitando, incentivando, fixando aprendizagens, socializando e abrindo novas perspectivas de vivências humanas, uma maneira prática de em pouco tempo efetuar a aprendizagem de uma nova canção, de forma a desenvolver a memória, a compreensão, a interpretação, de maneiras artísticas, possibilitando além da expressão musical o incentivo para fixação de novos conceitos e aprendizagens.
O ensino se procederá inicialmente deixando o corpo pronto para a atividade, através de exercícios de relaxamento, respiração e de vocalizes(exercícios de técnica vocal). Ao trabalhar a música, observar a letra, a melodia e o ritmo, dividindo-a em trechos de acordo com as frases musicais. Em seguida, a música será cantada pelo professor na sua totalidade, ou levando os alunos a escutá-la através de recursos como CD ou instrumento musical.
Após, se trabalhará a letra, observando a pontuação e fazendo o estudo do vocabulário. Ai então, cantarão toda a canção, quantas vezes forem necessárias. Uma vez tendo aprendido bem, já com certa, ou total memorização, será acrescida de gestos,sons, ou expressão corporal.
Participam do Coral, cerca de 50 pessoas (alunos e professores da APAE e alunos e professores do CEMEI Cantinho da Amizade) previamente selecionados de acordo com a aptidão musical de cada um. Porém o número de envolvidos no evento é aproximadamente 100 pessoas, visto que, o Coral se apresenta nas janelas da escola e cada uma dessas janelas conta com o auxílio de uma pessoa que distribui aos ‘coralistas’ os objetos a serem utilizados em cada canção apresentada.
Os ensaios são semanais nos períodos matutino e vespertino, nas dependências da sala de música da Escola de Educação Especial Despertar, com duração de 1 hora.